2climas Setembro 18, 2024

Vender energia, sabe como fazer?

O excedente de energia de autoconsumo referem-se à energia produzida pelos seus painéis solares que não é utilizada em sua casa. Esta energia pode ser armazenada em baterias, desperdiçada, injetada na rede elétrica ou vendida a um operador de mercado.

Venda de energia solar excedente

Embora não seja exatamente a venda de energia solar, é uma forma de transação de energia limpa. O Governo permite que seja compensado pela energia solar que não consome, através do Decreto-Lei nº 15/2022, que regula o autoconsumo e a venda de excedentes.

Compensação e requisitos

Para vender excedentes, deve:

  1. Instalar painéis solares com produção mínima de 350W.
  2. Registar os painéis na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
  3. Ter um contador inteligente, substituído pela E-Redes.
  4. Obter um novo Código de Ponto de Entrega (CPE) para produtor.
  5. Abrir atividade na Autoridade Tributária para emitir faturas.
 

Negociação com comercializadores

Você pode negociar o preço da venda de excedentes com diferentes comercializadores, que oferecem contratos com preços fixos ou indexados ao mercado. Recomenda-se optar por tarifas indexadas e negociar para obter o melhor preço. Instalações até 1 MW estão isentas de IRS se as receitas anuais não excederem 1.000€, e de IVA se não ultrapassarem 13.500€/ano.

Venda vs. Armazenamento

Atualmente, o preço pago pela venda de energia é bastante reduzido. Portanto, dependendo da quantidade de energia excedente gerada pela sua instalação, pode ser mais vantajoso investir em baterias para armazenar essa energia. Assim, você pode utilizá-la durante períodos de baixa produção, em vez de vendê-la a um preço pouco rentável.

Podemos ajudá-lo a encontrar a melhor solução

Back to top