O que é o piso radiante?
O piso radiante é um sistema de aquecimento hidráulico ou elétrico instalado sob o piso de uma residência ou edifício. Este sistema é muito popular sobretudo em países com um clima mais frio durante o ano. No entanto, desde há alguns anos, o piso radiante vem registando um aumento de procura em Portugal, sobretudo para quem pretende habitações energéticamente sustentáveis. Este tipo de piso ajuda a manter o ambiente aquecido de forma uniforme e eficiente, para além de evitar a circulação de ar seco.
Piso radiante: Água quente ou eletricidade
O piso radiante pode ser alimentado com recurso a água quente ou eletricidade. No caso da água quente, o sistema é conectado a uma bomba de calor que aquece a água, que por sua vez realiza a permuta pelos tubos. No caso da eletricidade, o sistema é alimentado por cabos elétricos, no entanto este sistema é muito pouco eficiente comparado com o sistema de água.
Principais vantagens do piso radiante hidráulico
A escolha do piso de uma habitação é uma das decisões mais importantes quando queremos tornar a casa energeticamente eficiente. As principais vantagens da escolha de um piso radiante são:
- Conforto térmico. Como o calor é distribuído a partir do chão, que é a superfície mais em contato térmico com o corpo humano, a sensação de conforto é ainda maior.
- Custos de manutenção bastante inferiores em comparação com outras soluções. O piso radiante é uma solução que não requer manutenção frequente, pois não há peças móveis que precisem de ser substituídas ou reparadas com regularidade. Como está escondido abaixo do pavimento, ele não fica exposto ao desgaste do uso diário, como é comum em outros sistemas de aquecimento.
- A distribuição de calor pelo espaço é mais uniforme. O ar aquecido não sobe apenas para o teto, como acontece com os sistemas de aquecimento convencionais. Este é distribuído de forma homogénea por toda a área da casa, resultando num ambiente mais confortável e agradável, para além de uma significativa economia de energia.
- O sistema é oculto. Por estar debaixo do piso, o piso radiante não ocupa espaço útil na habitação. É uma opção muito mais segura para crianças e animais de estimação, comparativamente com outros sistemas como radiadores ou aquecedores elétricos.
- O sistema hidráulico trabalha de forma constante. Só é produzida energia necessária para vencer as perdas de calor para o exterior, o que resulta numa grande economia de energia, contribundo para a redução da pegada.
- O sistema não tem qualquer tipo de corrente de ar associada. Esta vantagem destina-se sobretudo a pessoas com alergias ou problemas respiratórios, pois não gera desconforto ou prejudica a saúde respiratória.
- É aplicável em todos os tipos de pavimentos. Desde pisos cerâmicos até pisos de madeira e laminados, pode escolher o piso da sua habitação sem precisar de se preocupar com a compatibilidade com este sistema de aquecimento.
Principais desvantagens do piso radiante
Apesar de ter mais vantagens do que desvantagens, o consumidor terá de ter consciência de que existem algumas condições e requisitos para a instalação do piso radiante. As principais desvantagens são:
- Tem um custo de instalação superior a outras opções. Devido à sua complexidade na instalação, o piso radiante tem um custo superior em comparação com outros sistemas. No entanto, em comparação com a instalação de radiadores convencionais, a diferença ronda apenas os 30%. No entanto, o custo adicional é compensado a longo prazo pelo menor consumo de energia e pelos custos de manutenção mais baixos.
- O tempo de instalação é superior. Este aspeto poderá ser uma desvantagem apenas se o utilizador pretende concluir a construção ou a remodelação da sua habitação o mais rápido possível.
- É necessário uma altura mínima de profundidade de chão para a sua instalação. Pode ser uma limitação em edifícios existentes, que já possuem um piso construído. Nestes casos, é necessário remover a superfície do piso existente e instalar o sistema hidráulico e a camada de isolamento térmico necessários para o piso radiante.
Em geral, o piso radiante é uma escolha energeticamente inteligente para quem procura conforto térmico e eficiência energética para a sua habitação. Consulte outros artigos de especialistas e avalie as necessidades e possibilidades antes de optar por esta ou outra solução de aquecimento.
A 2climas é uma empresa com mais de vinte anos de experiência, especializada na oferta de soluções baseadas na utilização de energias renováveis. Planificamos a sua obra, prestamos assistência, efetuamos a instalação e garantimos o serviço pós-venda. Se tem dúvidas em relação ao funcionamento do piso radiante, fale connosco.