2climas Agosto 28, 2024
Arrefecer a casa: A Aerotermia é a alternativa do Ar Condicionado?
A escolha entre sistemas de ar condicionado e a energia aerotérmica, é uma decisão que pode impactar significativamente o conforto e a eficiência energética da sua casa. Abaixo, apresentamos um resumo das vantagens e desvantagens de cada opção, ajudando a decidir qual a solução mais adequada para o seu caso.
Ar Condicionado
VANTAGENS
- Elevada Capacidade de Refrigeração: Os aparelhos de ar condicionado são eficazes em arrefecer rapidamente o ambiente, mantendo a temperatura constante, sendo ideais para climas muito quentes.
- Desumidificação: Estes sistemas também reduzem a humidade, criando um ambiente mais confortável.
DESVANTAGENS
- Custos Elevados: O investimento inicial para instalar sistemas de ar condicionado em cada divisão, pode ser bastante alto.
- Alto Consumo de Energia: Tendo vários equipamentos espalhados pela casa, poderemos estar a somar consumos de energia, o que pode elevar consideravelmente a sua fatura energética.
- Ventilação: Mesmo os melhores modelos de unidades interiores com visão 3D, acabam por criar desconforto com as corrente de ar que provocam ao climatizar os espaços.
Energia Aerotérmica
A energia aerotérmica é uma forma de energia renovável que aproveita o calor presente no ar exterior para aquecer ou arrefecer ambientes interiores. Este tipo de energia é captado através de bombas de calor, que extraem o calor do ar, mesmo em temperaturas frias, e o transferem para o interior da casa ou para sistemas de aquecimento de água. Esta solução pode ser utilizada com piso radiante, ventiloconvetores ou baterias de água em sistemas de ventilação mecânica, de modo a realizar o pré-arrefecimento / arrefecimento de espaços.
VANTAGENS
- Sustentabilidade: Este sistema utiliza energias renováveis, contribuindo para a descarbonização e sendo uma escolha mais ecológica.
- Instalação Flexível: Os equipamentos podem ser instalados em várias partes da casa, conforme necessário, permitindo uma distribuição mais eficiente do ar.
- Custos Iniciais Reduzidos: Comparados com os sistemas de ar condicionado, os ventiloconvetores têm um custo inicial mais acessível.
- Fácil Manutenção: Estes sistemas são mais simples de manter e reparar, resultando em menores custos a longo prazo.
- Conforto: Uma vez que se tratam de equipamentos com permutadores a água, não secam tanto o ar e transmitem uma maior sensação de conforto.
- Eficiência: Este tipo de sistemas, quando bem dimensionados, tornam-se bastante eficientes.
- Estética: É possível projetar este tipo de sistemas totalmente ocultos, sem que o utilizador repare na existência de mesmo.
DESVANTAGENS
- Capacidade de Refrigeração: Os ventiloconvetores podem ter uma capacidade de arrefecimento ligeiramente inferior à dos aparelhos de ar condicionado. Isto traduz-se em tempos de resposta mais lentos.
- Espaço para a Instalação: Neste tipo de sistemas, é necessário ter uma área técnica para receber todas as infraestruturas necessárias à instalação destes equipamentos, além disso ainda será necessário um espaço exterior para a colocação da bomba de calor.
- Retorno de Investimento: Devido ao custo inicial elevado, pode levar vários anos até atingir o retorno do investimento.
- Manutenção Especializada: Embora a manutenção seja relativamente simples, pode ser necessário contratar técnicos especializados para garantir o bom funcionamento do sistema.
Considerações Finais
Podemos ajudá-lo a encontrar a melhor solução