A espera parece ter fim à vista para quem aguardava pelo aviso do Fundo Ambiental. Esta terça-feira, dia 18 de julho, o ministro do Ambiente anunciou a abertura de uma nova janela de candidaturas aos apoios para a eficiência energética nos edifícios, a partir do dia 16 de agosto de 2023. O primeiro aviso da edição de 2023 está disponível até 31 de outubro deste ano, e mobiliza um valor de 30 milhões de euros. Na sua totalidade, o programa terá uma dotação de 100 milhões de euros. É possível consultar aqui todo o Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023.

fundo ambiental

Majoração fora dos distritos de Lisboa e Porto

De acordo com o ministro Duarte Cordeiro, neste aviso, que financiará a 85% a substituição de janelas, a instalação de painéis fotovoltaicos e isolamentos de base natural, entre outros, foi definida uma majoração geográfica para famílias residentes fora dos distritos de Lisboa e do Porto e só estão considerados elegíveis imóveis de habitação permanente.

Benefícios da eficiência energética nos edifícios

O aviso do Fundo Ambiental recorda ainda que reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes potencia o alcance de múltiplos objetivos, designadamente, a melhoria dos níveis de conforto para os seus utilizadores, a melhoria da qualidade do ar interior, o benefício para a saúde, a extensão da vida útil dos edifícios, o aumento da sua resiliência, a redução da fatura e da dependência energética do país, bem como a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Fundo ambiental: Tipologias de intervenção

  • Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a «A+»;
  • Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos;
  • Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética «A+» ou superior;
  • Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento;
  • Intervenções que visem a eficiência hídrica.

Consulte o artigo do Fundo Ambiental para saber mais sobre o financiamento, dotação e taxas de comparticipação, ou contacte-nos para obter informações sobre as condições de candidatura e instalação dos equipamentos.