Após sete anos de declínio, o mercado global de energia solar térmica tem vindo a registar um notável crescimento nos últimos anos. Segundo o relatório divulgado em fevereiro pela Solar Heat Europe “Decarbonising heat with Solar thermal“, o solar térmico cresceu 12% na Europa em 2022, comparando com o ano anterior. Alcançou uma capacidade acumulada de 40.5 GWth em operação na Europa, distribuída por mais de 10 milhões de edifícios.
“Os resultados são positivos, mas ainda há muito potencial por explorar”
Pedro Dias, Policy Director da Solar Heat Europe
O uso do solar térmico em aplicações industriais enfrenta grandes desafios, uma vez que as diferentes indústrias apresentam necessidades específicas. A introdução mais rápida desta tecnologia é prejudicada pela falta de consciencialização sobre o seu potencial e por questões específicas de cada vertente industrial.
No setor residencial, 50% a 80% do consumo de energia nos edifícios europeus destina-se ao aquecimento ambiente e águas quentes sanitárias (AQS). Segundo este estudo, as AQS são responsáveis por 14,5% do consumo total, superando o consumo de eletricidade para eletrodomésticos e iluminação (13,6%).
O solar térmico pode ser uma solução que atende a uma parte significativa dessas necessidades, sendo que Portugal detém condições excelentes para a captação desta energia. Adicionalmente, o sistema apresenta benefícios extra, uma vez que todos os sistemas de energia solar térmica incluem armazenamento integrado.
Se tem dúvidas em relação ao funcionamento do solar térmico, fale connosco!